A Flor de cerejeira no Japão (sakura) é considerada uma metáfora para vida, um sumário, florescendo brilhante seguidamente sem nunca falhar sempre antes do outono inevitável.
A Flor de cereja é um símbolo de beleza feminina e sexualidade, adicionalmente, a flor de cereja também é o símbolo chinês que simboliza o amor, é amplamente usado no "moku hanga" uma arte japonesa tradicional que data muitos séculos atrás, e tambem freqüentemente usadas em tatuagens que retratam contextos orientais.
O desenho da flor de cerejeira tem seu significado no Bushido, o código do samurai, que leva a flor de cerejeira como seu emblema. O florescer da árvore de cereja é a mais pura manifestação de beleza na cultura japonesa, entretanto a flor enfraquece rapidamente e é espalhada pelo vento, esta é a morte perfeita para um verdadeiro guerreiro que viveu com consciência constante e aceitação da filosofia "Samurai" e a natureza transitória de existência. A essência de Bushido, ou o Estilo Guerreiro, o verdadeiro Samurai vive aprendendo diariamente. O lema de um samurai é, " Este é um dia bom para morrer ".
A flor de cerejeira como desenho de tatuagem é uma lembrança poderosa de que a vida é passageira e nós temos que viver o presente e temos que apreciar todo momento nos despertando, pois isto pode ser nossos últimos momentos.
Cerejeira do Japão
Se um dia os beijos de amor
Tivessem aberto em flor
Nos lábios das doces gueixas
E por milagre voassem
Como borboletas loucas
A cor
Onde quer que elas pousassem
Seria a festa
Da sedução
Do mistério do encanto
Do chamamento ao espanto
Aos milagres da Beleza
Das bênçãos que o Criador
Espalhou por sua mão
Ao criar a inefável
Cerejeira do Japão
Maria José Rijo
( ...para um Jardim Japonês…)
…
LIVRO DAS FLORES
Nenhum comentário:
Postar um comentário